HOlhos Prime
Catarata: uma doença que tem cura, mas que ainda causa cegueira em 50% dos brasileiros

Catarata: uma doença que tem cura, mas que ainda causa cegueira em 50% dos brasileiros

A principal causa de cegueira no Brasil, responsável por aproximadamente 50% dos casos, é a catarata, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Mas você sabe o que é essa doença e como ela surge, afetando diretamente a saúde da visão dos pacientes?
ESCRITO POR
HOlhos Prime
TEMPO DE LEITURA

O que é a catarata:

A catarata é uma doença que afeta diretamente o cristalino, considerado a lente natural dos olhos. Quando envelhecemos, o cristalino tende a perder elasticidade por conta do processo natural do envelhecimento, conhecido como presbiopia.

No entanto, quando o cristalino é afetado pela catarata, ele perde a característica transparente do cristalino, tornando a visão opaca e nebulosa.

Isso ocorre porque o processo de opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, prejudicando completamente a acuidade da visão e a realização de tarefas básicas como ler, dirigir e até mesmo ver os objetos com nitidez e saturação.

Causas da catarata:

Normalmente, a catarata surge a partir dos 50 anos por conta do processo natural de envelhecimento, sendo que a prevalência dos casos são em pessoas com mais de 60 anos.

No entanto, há exceções, como o caso da catarata congênita, causada por uma má formação do cristalino durante a gestação do bebê. A catarata congênita é a principal responsável pela cegueira infantil.

Por fim, a catarata ainda pode surgir como consequência de outros problemas. Veja a lista de problemas oculares de risco para desenvolvimento da catarata secundária:

  • Glaucoma
  • Alto grau de miopia
  • Uveíte
  • Uso de medicamentos como corticóides, alguns tipos de antibióticos, remédios para a acne, antidepressivos e medicamentos para pressão alta
  • Descolamento da retina
  • Diabetes
  • Exposição excessiva ao sol
  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Sintomas da catarata:

Um dos primeiros sintomas da catarata é que o paciente passa a ter a impressão que os objetos estão embaçados, amarelados ou distorcidos. Um sintoma conhecido como visão nublada.

Por conta desse sintoma que acomete diretamente a capacidade de enxergar, o paciente pode ter que lidar com outras consequências como:

  • Ter dificuldade para andar em locais mal iluminados ou à noite
  • Dificuldade para dirigir
  • Em locais com muita claridade a visão pode ficar ofuscada
  • Desenvolvimento de estresse pela dificuldade de enxergar
  • Desenvolvimento de problemas psicológicos pela falta de interesse em atividades como ver televisão, ler, conversar com outras pessoas e até mesmo sair de casa

A catarata pode levar a cegueira? 

O cristalino tem papel determinante na visão, pois é responsável por formar a imagem na retina. É a transparência do cristalino que permite que as pessoas foquem os objetos, tanto de longe, quanto de perto. Um processo conhecido como acomodação. 

As alterações que afetam o cristalino, alteram diretamente a formação das imagens na retina e, como consequência, alteram a visão.

No caso da catarata, o cristalino fica cada vez mais opaco, como se existisse uma névoa diante dos olhos. Um sintoma que vai agravando progressivamente, fazendo a pessoa enxergar apenas vultos e luzes, levando a cegueira se não for tratado.

A boa notícia é que se trata de uma cegueira reversível. Ou seja, com tratamento e cirurgia, é possível voltar a enxergar normalmente.

A catarata tem cura?

Sim, a catarata tem cura. Apesar de muitos idosos acreditarem que a má qualidade da visão causada pela catarata é um processo natural e que nada pode ser feito quanto a isso, o tratamento para a catarata é bastante simples e eficaz.

A partir de uma cirurgia realizada com anestesia local, o cristalino opacificado é retirado do olho e substituído por uma lente artificial, conhecida como lente intraocular.

É uma cirurgia rápida, segura e que não causa dores na recuperação. A lente que substitui o cristalino é feita sob medida, de acordo com a curvatura da córnea de cada paciente, o que torna o procedimento bastante eficaz.

Poucos dias após a realização o paciente já tem a visão recuperada.

É importante saber que o uso de medicamentos, óculos de grau ou colírio não são tratamentos comprovadamente eficazes para a catarata, sendo que a perda de transparência do cristalino que dá lugar a opacidade vai interferir continuamente na nitidez da visão, que somente a cirurgia poderá recuperar.

No dia a dia, a recuperação da visão traz benefícios rápidos e devolve a qualidade de vida ao paciente. Poucos dias após a cirurgia já é possível:

  • Recuperar a noção espacial, diminuindo a chance de quedas e de esbarrar em objetos
  • Enxergar com muito mais acuidade
  • Recuperar a saúde emocional de pacientes que perderam a vontade de realizar atividades rotineiras por conta da visão prejudicada
  • A qualidade da visão vai melhorar consideravelmente a noite

A catarata é uma doença que traz consequências graves para a qualidade de vida de pessoas que têm a vida afetada por este problema.

Enxergar bem durante toda a vida e ter a visão comprometida após os 50, 60 anos afeta diretamente a rotina e a autonomia das pessoas na realização de tarefas básicas.

Além do mais, a catarata também prejudica as pessoas emocionalmente, gerando problemas psicológicos devido a limitação e a perda de visão.

Trata-se de uma doença que pode ser resolvida com uma cirurgia rápida e com benefícios grandiosos para o paciente.

Por isso, é importante que pessoas acometidas pelo sintoma procurem o oftalmologista, diante do surgimento de qualquer alteração na visão. 

E se você convive com uma pessoa mais velha que possa estar passando por isso, agende uma consulta e a auxilie a retomar a qualidade de vida.

HOlhos Prime
Unimos anos de experiência de profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta com o propósito de oferecer diagnósticos precisos e tratamentos seguros para os nossos pacientes.

Aguardamos o seu contato para atender você no HOlhos Prime

Utilize o canal de sua preferência para pré-agendar uma consulta. Após a finalização, um atendente entrará em contato para confirmar o seu horário.
atendimento online

Clique aqui para agendar um horário agora