HOlhos Prime
Como evitar o ceratocone, a doença que deixa as córneas com formato de cone

Como evitar o ceratocone, a doença que deixa as córneas com formato de cone

Entenda quais são as causas da ceratocone, como tratar e o que fazer para evitar essa doença que é desencadeada por hábitos e pelo ambiente.
ESCRITO POR
HOlhos Prime
TEMPO DE LEITURA

Estamos acostumados com os problemas de visão mais populares que prejudicam a qualidade de vida, mas que, geralmente, são facilmente solucionados com uso de óculos, lentes de contato ou procedimentos cirúrgicos modernos, bastante eficazes e seguros.

No entanto, existem doenças que modificam a estrutura do globo ocular e acometem de 1% a 2% dos brasileiros. É o caso do ceratocone, você já ouviu falar desse problema?

Trata-se de uma doença que atinge a córnea e pode ser evitada, pois apesar de ser uma doença hereditária, depende de alguns estímulos e fatores para ser desencadeada.

 

 O que é ceratocone?

 

A ceratocone é uma doença que atinge diretamente a córnea, fazendo com que ela fique curvada para frente, deixando-a com o aspecto semelhante a de um cone.

Para entender melhor, a córnea é uma estrutura, a córnea é uma estrutura transparente que pode ser comparada ao vidro de proteção de um relógio. Ela é responsável por proteger o olho de substâncias nocivas, como poeira e ciscos, além de regular a entrada de luz que é projetada na retina.

 

Como é a visão de quem tem ceratocone?

 

No dia a dia, a ceratocone pode prejudicar a visão nos dois olhos, mas com níveis diferentes de deturpação da visão. Fato que a torna um problema assimétrico e bilateral.

O principal sintoma é a pessoa começar a enxergar tudo distorcido. Por ter sintomas parecidos com astigmatismo e miopia, às vezes pode haver confusão na identificação. 

 

 

No entanto, quando a visão é acometida pelo ceratocone, o sintoma de enxergar com distorção não acaba mesmo utilizando óculos.

Caso não seja tratada, a ceratocone é uma doença progressiva que vai piorando com o tempo.

 

Quando a ceratocone estabiliza?

 

A ceratocone normalmente acomete crianças e adolescentes. Sua progressão até o formato de cone é lenta, mas pode se prolongar até os 35 anos de idade até estabilizar.

Trata-se de uma doença que ainda não tem suas causas de origem bem determinadas, mas sabe-se que os fatores genéticos e também ambientais têm influência no desenvolvimento da doença.

A principal causa é o hábito de coçar os olhos, que com o tempo, faz com que a região central do olho fique mais fina e enfraquecida, permitindo que o mesmo se desenvolva no formato de cone.

 

Principais sintomas e riscos da ceratocone

 

Entre os sintomas estão visão desfocada e sensibilidade à luz, que podem ser confundidos com doenças como o astigmatismo. Outros sintomas são:

  • Dificuldade para ver a noite
  • Dificuldade para ler e dirigir
  • Visão dupla (diplopia)
  • Surgimento ou aumento de miopia e astigmatismo 

 

 

Riscos associados ao desenvolvimento da ceratocone

  • Possuir condições de saúde que incentivem a pessoa a coçar o olho, como rinite alérgica, dermatite e asma
  • Ter histórico familiar de ceratocone
  • Coçar ou esfregar o olho frequentemente
  • Ser portador da Síndrome de Down ou da Síndrome de Ehlers-Danlos

 

Por que coçar os olhos pode contribuir para o ceratocone?

 

Sabe-se que o trauma contínuo de esfregar os olhos com frequência fragiliza e rompe as fibras que mantém a córnea estável. Um processo que vai ocorrendo gradativamente de acordo com a frequência que a pessoa coça ou esfrega os olhos.

Por isso, é importante evitar ou eliminar o que causa a vontade de coçar os olhos, seja por meio de remédios para crises alérgicas ou até mesmo com uso de colírio.

Estima-se que 1% a 5% possui defeitos no gene, tornando-os propensos a desenvolver ceratocone. No entanto, nem todas as pessoas com essa predisposição no DNA vão desenvolver a doença, sobretudo porque o ceratocone também depende dos estímulos externos citados acima.

Existem casos específicos em que o ceratocone não apresenta sintomas. No entanto, quando eles aparecem, podem variar de acordo com o grau do ceratocone.

 

Como é o tratamento de ceratocone

 

Até alguns anos atrás, a única maneira de tratar o ceratocone era amenizando os sintomas através do uso de óculos e quando ele não era mais suficiente, era necessário utilizar lentes especiais, fabricadas especialmente para esta função.

 

 

Atualmente, existem tratamentos avançados, como o implante de anel intracorneano, um procedimento no qual é colocado uma prótese de acrílico na córnea, que regula a curvatura dessa estrutura.

 

Como diagnosticar o ceratocone

 

Para diagnosticar o ceratocone são realizados exames como a ceratometria, que serve para medir a curvatura da córnea; a tomografia de córnea; e a paquimetria corneana, que mede a espessura da córnea na área central.

Além disso, o médico oftalmologista vai avaliar o histórico familiar e o histórico médico do paciente, e realizar exames para avaliar o estado do olho e da córnea.

O avanço da tecnologia e da medicina já permite oferecer tratamentos capazes de recuperar a qualidade de vida dos pacientes que possuem ceratocone.

Quanto antes o diagnóstico, melhores serão as condições e as chances de tratar de modo a devolver a normalidade à rotina dos pacientes.

A realização de exames anuais ao oftalmologista ajudarão diretamente a detectar e tratar com antecedência as doenças, aumentando as chances de recuperação. Não deixe de fazer esse acompanhamento para manter a saúde dos seus olhos em dia!

HOlhos Prime
Unimos anos de experiência de profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta com o propósito de oferecer diagnósticos precisos e tratamentos seguros para os nossos pacientes.

Aguardamos o seu contato para atender você no HOlhos Prime

Utilize o canal de sua preferência para pré-agendar uma consulta. Após a finalização, um atendente entrará em contato para confirmar o seu horário.
atendimento online

Clique aqui para agendar um horário agora