HOlhos Prime
Dr. Marcos Solano Vale recebe o título de Cidadão Honorário de Cascavel

Dr. Marcos Solano Vale recebe o título de Cidadão Honorário de Cascavel

O título de cidadão honorário de Cascavel é mais que uma homenagem. É o reconhecimento pela significativa contribuição de Solano ao desenvolvimento da cidade de Cascavel Nesta quarta-feira, dia 20, às 19 horas, o médico Marcos Solano Vale recebe o título de cidadão honorário de Cascavel. A honraria foi proposta por Alécio Espínola, vereador e presidente do legislativo municipal, e o ato solene será realizado no plenário da Câmara Municipal da cidade, em audiência restrita […]
ESCRITO POR
HOlhos Prime
TEMPO DE LEITURA

O título de cidadão honorário de Cascavel é mais que uma homenagem. É o reconhecimento pela significativa contribuição de Solano ao desenvolvimento da cidade de Cascavel

Nesta quarta-feira, dia 20, às 19 horas, o médico Marcos Solano Vale recebe o título de cidadão honorário de Cascavel. A honraria foi proposta por Alécio Espínola, vereador e presidente do legislativo municipal, e o ato solene será realizado no plenário da Câmara Municipal da cidade, em audiência restrita a convidados.

Médico de formação, com especialização em anestesiologista e oftalmologia, Solano se diferencia por seu olhar empreendedor também em outros segmentos. Empresário arrojado e inovador, o doutor Marcos criou e vem criando inúmeros empregos e oportunidades, gerando renda, arrecadação e divisas para o município e, assim, contribuindo de maneira efetiva para com o desenvolvimento da cidade e macrorregião.

Morador de Cascavel desde a década de 1990, Solano é fundador de várias instituições de saúde, dentre elas: Hospital de Olhos, Banco de Olhos, HOlhos Prime e o Hospital de Olhos Dr Prime. Sendo que nas duas últimas, atua como multiprofissional, compartilhando a administração geral com a esposa, Sandra, e com os sócios; integrando o corpo clínico e, não menos importante, desempenhando o papel de preceptor dos residentes do HOlhos Prime. Importante salientar aqui o pioneirismo de Solano: o HOlhos é a primeira instituição particular de saúde da cidade a se transformar em hospital-escola. Ainda na saúde, recentemente, implementou o serviço de urgência e emergência oftalmológica no HU – Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Comunicador nato, o médico-empresário também fundou na cidade a tv TVC e a Rádio Jovem Pan de Cascavel, emissoras nas quais também tem participação atuante.

No período entre 2001 e 2010, além das suas iniciativas privadas, Solano emprestou seu talento e grande conhecimento à administração pública, quando ocupou o cargo de Secretário Municipal da Saúde e presidiu o CISOP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná.

Homem incansável e profissional visionário, Solano deixou sua marca empreendedora também em outras cidades do Paraná. No Oeste do estado, na cidade de Toledo, fundou a Rádio Mundial e em Mamborê, o médico-administrador criou o Hospital Regional de Olhos do Noroeste do Paraná.

Biografia

Potiguar de Olho D’Água do Borges, onde nasceu em 6 de fevereiro de 1964, ele tem outros seis irmãos – Nelson, Lair, Neuma, Valter, Neide e Nelita –, frutos de uma família muito unida constituída pelo casal Mário e Neusa Solano Vale.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ele venceu seu primeiro grande desafio na carreira ao ser aprovado em concorrida prova para fazer residência em anestesiologia em São Paulo.

Em 1990, ao concluir a especialização, foi convidado para vir trabalhar no então Hospital Regional de Cascavel, hoje Hospital Universitário do Oeste do Paraná, atuando como coordenador do serviço de anestesia.

Em paralelo à atividade médica, logo começou a vir à tona o seu espírito de empreendedor visionário, que o levou a liderar importantes realizações.

Na década de 1991 a 2000, ele fundou o Hospital de Olhos, o Banco de Olhos, a emissora de tv TVC, a Rádio Jovem Pan de Cascavel e a Rádio Mundial de Toledo, gerando empregos que vêm se multiplicando até hoje e colaborando para o crescimento social e econômico de toda a região.

No período de 2001 a 2010, além de destacar-se também na vida pública ao ocupar o cargo de Secretário Municipal da Saúde de Cascavel e presidir o Cisop, ele fundou a Sol Linhas Aéreas, um marco histórico para o desenvolvimento do transporte aéreo de passageiros e de cargas em Cascavel, despertando a atenção de novas companhias para as potencialidades do setor no Oeste do Paraná e desencadeando ações que resultaram nos anos seguintes na reforma, ampliação e modernização do nosso aeroporto.

Entre 2011 e 2023, vislumbrando novas oportunidades de oferecer à população serviços médicos de referência na área da oftalmologia, ele fundou, em Cascavel, o hospital HOlhos Prime e o Hospital de Olhos Dr Prime, e, em Mamborê, o Hospital Regional de Olhos do Noroeste do Paraná, todos dotados da mais avançada tecnologia e de equipes clínicas altamente qualificadas, voltados para o atendimento dos mais diversos públicos, mas principalmente dos pacientes que mais necessitam do acesso ao SUS.

Em outra inciativa pioneira, ele criou a primeira residência médica em oftalmologia do Oeste do Paraná, atraindo jovens médicos de todo o Brasil e contribuindo para colocar no mercado profissionais preparados com os melhores requisitos técnicos para exercer a especialidade.

Mais recentemente, em dezembro de 2022, ele implantou o Serviço de Urgência e Emergência em Oftalmologia do HU, que vem beneficiando com atendimento rápido centenas de pacientes que amargavam dias e semanas de angustiante espera que muitas vezes poderiam ocasionar não só a perda definitiva da visão, mas da própria vida.

Casado com Sandra Solano, pai de Isabela, Mariana, Pedro e Emanuelle, o doutor Marcos Solano Vale recebe hoje as homenagens do Poder Legislativo de Cascavel por seus inestimáveis serviços em favor da saúde dos paranaenses.

Texto: Redação CGN

HOlhos Prime
Unimos anos de experiência de profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta com o propósito de oferecer diagnósticos precisos e tratamentos seguros para os nossos pacientes.

Aguardamos o seu contato para atender você no HOlhos Prime

Utilize o canal de sua preferência para pré-agendar uma consulta. Após a finalização, um atendente entrará em contato para confirmar o seu horário.
atendimento online

Clique aqui para agendar um horário agora